Durante muito tempo, ainda em muitas culturas empresariais, os colaboradores são incentivados a desempenhar uma série de funções, muitas delas ao mesmo tempo. Funcionário bom é aquele que manda e-mail ao mesmo tempo que responde 3 pessoas no whatsapp e está atendendo uma ligação. É aquele que consegue ajudar no setor de atendimento, financeiro e cobrança.
E não se engane que essa realidade também é de muitos advogados, que tem que atender clientes, estudar os casos, peticionar e fazer audiências, tudo sozinho, às vezes lidando com várias casos ao mesmo tempo e em várias áreas diferentes.
Mas será que esse modelo é efetivo mesmo? Será que ser multitarefas nos torna realmente produtivos? Ou só tem gerado ansiedade, estresse e desmotivação, por percebermos que não podemos dar conta de tudo? Muitos estudos afirmam que nosso cérebro pode até desempenhar várias atividades ao mesmo tempo, mas é incapaz de focar em uma atividade mais de uma vez. O que isso significa?
Você pode fazer várias coisas, mas na verdade não está se dedicando de fato a nenhuma delas. E isso pode inclusive levar a erros, porque há prejuízo para a atenção aos detalhes de cada situação. Dessa forma, talvez seja o momento de superar o desejo por ser esse profissional que dá conta de tudo e que é multitarefas.
Talvez seja o momento de aprender a focar, a delegar, a fazer uma coisa de cada vez, respeitando principalmente a você mesmo. Aprender sobre gestão do tempo e conceitos mais saudáveis de produtividade. O mundo está passando por grandes transformações, então quanto mais cedo você aprender como você funciona melhor e como entrega melhor os resultados para seus clientes, gestores, colegas, mais fácil pode se tornar sua caminhada. Vamos pensar sobre o assunto?
Meu instagram: https://www.instagram.com/textosdamanuela/